Dezembro Laranja e o papel do dermatologista na prevenção
Representando cerca de 30% de todos os tumores malignos, o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, mas a sua detecção precoce proporciona 90% mais chances de cura. Por isso que nasceu a campanha Dezembro Laranja, uma iniciativa instituída e coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de pele.
Nesse sentido, o médico dermatologista tem papel fundamental no acompanhamento do paciente, e com tecnologias avançadas, pode realizar um mapeamento corporal digital que indique a presença de lesões cutâneas precocemente e forneça as informações necessárias sobre a pele do paciente para a adoção de protocolos de prevenção que podem salvar sua vida. Conheça mais sobre essas tecnologias a seguir.
Diagnóstico precoce e acompanhamento inteligente com Intellistudio
O acompanhamento dermatológico é, também, um ato de prevenção do câncer de pele. Somente com o olhar clínico especializado, principalmente quando com apoio de tecnologias avançadas que identificam e qualificam a pele do paciente, é possível diagnosticar antecipadamente alguma lesão cutânea e iniciar o tratamento.
O IntelliStudio é um excelente exemplo de solução totalmente automatizada para imagens e documentação clínica, que vai proporcionar uma análise completa, com registro de todas as nuances da pele do paciente nos mínimos detalhes.
Sendo uma torre de mapeamento corporal digital com elevação automatizada, equipada com dermatoscópio com zoom de 80x, uma câmera de 50MP e iluminação xenon com automação inteligente, o IntelliStudio captura imagens em alta resolução do rosto e do corpo do paciente, com qualidade de estúdio fotográfico. Além disso, conta com a tecnologia MatchPose®, que garante imagens de antes e depois de forma consistente.
Após a produção das imagens, o IntelliStudio realiza uma análise longitudinal automatizada (avalia padrões de cor, borda, simetria e textura), que compara a as imagens atuais com as anteriores e identifica qualquer alteração em pintas e manchas para gerar relatórios objetivos e com imagens organizadas, que vão apoiar o dermatologista na diferenciação das lesões cutâneas benignas das suspeitas, o que é indispensável para apoiar o raciocínio clínico, principalmente na avaliação daqueles pacientes com múltiplas lesões pigmentadas ou com histórico de câncer de pele.
A importância dos lasers na manutenção da saúde cutânea
Outra ferramenta importante de suporte para os médicos dermatologistas na prevenção do câncer de pele, mesmo que indiretamente, é o laser. Isso porque terapias realizadas com lasers, quando associadas aos protocolos de diagnóstico e acompanhamento, podem ajudar na remoção de lesões cutâneas benignas ou mesmo de pigmentações que tenham potencial de evolução, e ajudam, também, a estimular a renovação celular durante a vigilância contínua da pele.
Nesse sentido, Alma Harmony se destaca como uma plataforma multimodal de lasers, que reúne diferentes fontes de energia como laser Q-Switch, laser fracionado ablativo, IPL, laser não ablativo e laser de diodo verde, que apenas após avaliação médica, pode ser utilizada para auxiliar indiretamente na prevenção do câncer de pele em tratamentos como:
- Manchas pigmentares e de fotoenvelhecimento;
- Lesões benignas e queratoses actínicas;
- Correções de irregularidades de superfície da pele.
Limitações e cautelas clínicas
Dezembro Laranja é um reforço sobre a prevenção do câncer de pele e as tecnologias podem auxiliar indiretamente nessa tarefa com seus protocolos, mas vale lembrar que nenhum laser é capaz de prevenir o câncer de pele de forma direta e que apenas médicos habilitados podem manusear esse tipo de tecnologia, seguindo todos os protocolos de segurança e desde que tenham indicação precisa e tenham feito uma avaliação dermatoscópica previamente.
É preciso reforçar, também, que o laser dermatológico é uma ferramenta complementar nos tratamentos de prevenção, e não substituem a avaliação clínica e histopatológica, principalmente quando em casos de pacientes com fototipos altos (peles mais escuras) e com histórico familiar de melanoma.
O futuro da dermatologia preventiva é tecnológico e integrativo
Como vimos nesse texto, a combinação entre o mapeamento corporal digital inteligente do IntelliStudio e tecnologias de laser dermatológico seguras como o Alma Harmony é excelente para proporcionar ao paciente uma abordagem mais completa, científica – visto que se baseia nos dados coletados do próprio paciente para elaborar relatórios completos do estado da pele e possíveis lesões -, e personalizada de avaliação e tratamento de prevenção do câncer de pele.
Essa visão de uma dermatologia preventiva, com foco na saúde do paciente, reforça o que essas tecnologias têm de melhor: a inovação a serviço da saúde da pele.





