• Soluções
    • Tecnologias
          • Cosmético
            • DSB
          • Crioterapia
            • Cryo 7
          • Ultrassom
            • Scizer
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Plasma
            • Opus
            • Plexr Plus
          • Ondas de Pressão
            • Tricopat
            • Zwave Pro
          • Laser
            • Hybrid
            • Harmony
            • Reepot
            • Soprano Titanium
            • Soprano ICE Platinum
            • Chrome
            • Discovery Pico Plus
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
            • Light A EVO
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Shelase
            • Youlaser Prime
            • Youlaser MT
          • Radiofrequência
            • Volnewmer
            • Secret DUO
            • Secret RF
          • Imagem e Análise
            • Hairmetrix
            • SmartLux Mini
            • Intellistudio
            • Vectra H2
            • Vectra XT
            • Visia
          • Limpeza de Pele
            • Aquapure
            • Hydrafacial
  • BeautySystems
  • MedsystemsAcademy
  • Portal do Cliente
  • Contato
  • Institucional
  • Blog

Início > Blog > estrategia de conteudo > Como fazer marketing de dermatologia de forma ética e responsável para a sua carreira

Como fazer marketing de dermatologia de forma ética e responsável para a sua carreira

  • Marketing, Médico

Em plena era da informação e da tecnologia, investir em marketing é uma necessidade para os dermatologistas. É parte fundamental e estratégica para atrair a atenção do público, ganhar visibilidade, estar em contato com o paciente e fortalecer a imagem. Por isso, manter os investimentos nessa área, mesmo em tempos difíceis, é uma forma de continuar forte e sempre presente na mente do público.

Mas quando se trata da área médica, é importante respeitar normas éticas da profissão. Para isso, o  Conselho Federal de Medicina (CFM) possui diretrizes bem estruturadas sobre a forma como deve ser trabalhado o marketing médico com ética, cuidado e qualidade profissional. O objetivo é impedir o sensacionalismo, a autopromoção, a mercantilização do ato médico, bem como abusos em publicidade que podem levar a processos ético-disciplinares.

Para ter uma ideia, o Conselho Federal de Medicina proíbe, por exemplo, o uso de expressões como “resultado garantido”, “o melhor” e “o mais eficiente”; e divulgação de preços de procedimentos e imagens de antes e depois. Portanto, não pode se denominar o melhor ou o único, em frases como “você só encontra o tratamento aqui” ou “somos o melhor nessa área”; e usar imagens sensacionalistas que possam iludir o público ou insinuar a promessa de resultados.

As regras para publicidade que todo o profissional médico, inclusive dermatologistas, deve seguir, estão no Manual de Publicidade Médica, de acordo com a Resolução CFM 1.974/11. É um guia gratuito oferecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que define o que deve e o que não deve ser feito pelos médicos em relação à propaganda e marketing,  orientando como conduzir de forma correta e moral.

Selecionamos algumas orientações para as boas práticas do marketing médico:

– É vedado ao médico: permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico; expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo; anunciar a utilização de técnicas exclusivas; garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento; usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido; sugerir que o serviço médico ou o médico citado é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde; assegurar ao paciente ou a seus familiares a garantia de resultados.

Seguindo todas as normas do Conselho Federal de Medicina sobre a publicidade médica, é possível aplicar o marketing de maneira ética e eficiente, trazendo diversos benefícios para o seu trabalho e sem enfrentar problemas com o CRM.

Compartilhe

21.10 - Diferenças RF
  • Radiofrequência, Tecnologias

Radiofrequência monopolar, bipolar e tripolar: entenda as diferenças

Dermatologista Investir em depilação a laser
  • Cabelo, Comportamento, Depilação, Epilação, Laser, Médico, Tecnologias, tendências

Dermatologista: vale a pena investir em depilação a laser?

Super lançamentos da Medsystems 2025
  • Comportamento, Marketing, Médico, Tecnologias, tendências

MedSystems: super lançamentos que vão redefinir a dermatologia no 2º semestre de 2025

logo-medsystems-footer

Atendimento

Suporte ao Cliente

Assistência Técnica

Comprar consumíveis

+55 11 5180-5050

contato@medsystems.com.br

Plataformas e Sites

Portal do Cliente

MedSystems Academy

Grupo MedSystems

BeautySystems

Governança e sustentabilidade

Relação com Investidores

Relatório de Equidade Salarial

Links Úteis

  • Contato
  • Relação com Investidores
  • Política de qualidade
  • Política de privacidade
  • Termos e Condições de Uso
  • Política de Cookies
  • Contato
  • Relação com Investidores
  • Política de qualidade
  • Política de privacidade
  • Termos e Condições de Uso
  • Política de Cookies

Redes Sociais

Instagram Facebook Linkedin

Endereço

Rua James Joule, 65 – Salas 121 e 122 – Cidade Monções - CEP 04576-080 – Ed. Torre Sul

Certificados

Logo_GMS_Horizontal_2

© Todos os direitos reservados – 2025