• Soluções
    • Tecnologias
          • Cosmético
            • DSB
          • Crioterapia
            • Cryo 7Lançamento
          • Ultrassom
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Lipoaspiração a Laser
            • BeautiFill
          • Plasma
            • Opus
          • Ondas de Pressão
            • Tricopat
            • Zwave Pro
          • Laser
            • Harmony
            • Hybrid
            • Reepot
            • Soprano Titanium
            • Soprano ICE Platinum
            • Chrome
            • Discovery Pico Plus
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
            • Light A EVO
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Shelase
            • Youlaser MT
          • Radiofrequência
            • Volnewmer
            • NuEra Tight
            • Secret DUO
            • Secret RF
          • Imagem e Análise
            • proVEOS
            • Hairmetrix
            • Intellistudio
            • Vectra H2
            • Vectra XT
            • Visia
          • Limpeza de Pele
            • Aquapure
    • Tratamentos
          • Acne
            • Aquapure
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Pastelle
            • Secret RF
            • SmartLux Mini
          • Análise de imagem clínica
            • Hairmetrix
            • Intellistudio
            • Reveal Imager
            • Vectra H2
            • Vectra XT
            • Visia
          • Câncer de pele
            • Spectra-Scope
          • Celulite
            • Lumenis
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Cicatrizes
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Lumenis
            • Pastelle
            • Secret RF
            • SmartLux Mini
          • Contorno corporal
            • Lumenis
            • Volnewmer
          • Epilação
            • Soprano Titanium
            • Soprano ICE Platinum
            • Conector Twain
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
            • Light A EVO
            • Lumenis
          • Dermatite
            • Lavieen
          • Estrias
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Secret RF
          • Flacidez
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Lumenis
            • Pastelle
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
            • Volnewmer
          • Fungoide/onicomicose
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
          • Gordura Localizada
            • Lumenis
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Manchas
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Lumenis
            • Pastelle
          • Pós-operatório
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Lumenis
            • Pastelle
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
            • SmartLux Mini
          • Queda de cabelo
            • Hairmetrix
            • Lavieen
            • Secret RF
            • Tricopat
            • SmartLux Mini
          • Rejuvenescimento
            • Aquapure
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Light A EVO
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Lumenis
            • Pastelle
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Remoção de tatuagem
            • Chrome
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Lumenis
            • Pastelle
    • Produtos
          • A
            • Alma Lasers
            • Aquapure
          • C
            • Chrome
            • Conector Twain
          • D
            • Discovery Pico Plus
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
          • H
            • Hybrid
            • Hairmetrix
          • I
            • Intellistudio
          • L
            • Lavieen
            • Light A EVO
            • Lumenis
          • N
            • NuEra Tight
          • O
            • Opus
          • P
            • Pastelle
          • Q
            • Quanta System
            • Q-Plus Series
          • R
            • Reepot
            • Reveal Imager
          • S
            • Secret DUO
            • Secret RF
            • Shelase
            • SmartLux Mini
            • Soprano ICE Platinum
            • Soprano Titanium
            • Spectra-Scope
          • T
            • Tricopat
          • U
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • V
            • Vectra H2
            • Vectra XT
            • Visia
            • Volnewmer
          • Y
            • Youlaser MT
          • Z
            • ZWave Pro
  • BeautySystems
  • MedsystemsAcademy
  • Portal do Cliente
  • Contato
  • Institucional
  • Blog

Início » Blog » Marketing médico: será que você está fazendo isso certo?

Marketing médico: será que você está fazendo isso certo?

  • Marketing

Atualmente já é claro que o marketing para clínica é essencial para o desenvolvimento do negócio, atração e retenção de novos pacientes, mas é preciso saber, também, que toda estratégia de comunicação e marketing médico desenvolvido pela sua clínica deve seguir as regras éticas e o manual de publicidade médica, que no Brasil é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Diante disso, será que seu marketing clínico está correto? Veja algumas orientações sobre o assunto a seguir.   

Invista na educação do paciente 

Fornecer informações educacionais para seus pacientes sobre condições dermatológicas em geral, os procedimentos disponíveis e, principalmente, sobre os procedimentos aos quais esse vá se submeter não é só permitido para seu marketing médico como pode ser uma forma de aumentar o vínculo de confiança entre paciente e médico/clínica desde que não contenham dados exagerados ou enganosos.  

Contar com um banco de informações sobre cada paciente é essencial nesses casos, por isso foi desenvolvido o Portal do Cliente Medsystems, onde você consegue acessar todos os materiais de divulgação disponibilizados pela empresa sobre os procedimentos que seu paciente já adquiriu – incluindo manuais e protocolos de tratamentos – e que pode ser uma grande vantagem para planejar o marketing para clínica. Além disso, é possível consultar o status financeiro, emissão de boletos e segunda via para a sua clínica e assuntos relacionados à assistência técnica.   

Evite a autopromoção excessiva 

De acordo com o manual de publicidade médica é preciso tomar muito cuidado com a promoção da própria imagem e habilidades. Não se deve enfatizar suas próprias habilidades e/ou competências, e sua comunicação deve evitar frases que sugiram superioridade em relação a outros profissionais. Em caso de dúvida sobre o que fazer, consulte sempre o código de ética médica do CFM.   

Cuidado ao apresentar casos clínicos 

Uma das grandes estratégias adotadas por dermatologistas é apresentar imagens de seus casos clínicos como forma de marketing médico. Porém, essa prática deve ser cautelosa. É sim permitido apresentar casos clínicos como marketing para clínica, mas é essencial ter cuidado na escolha desses casos e imagens, evitando sempre que sejam interpretados como promessa de resultado, garantia ou certeza de sucesso do(s) procedimento(s). Como você deve saber, o sucesso de cada protocolo depende de diversas variáveis e, por esse motivo, é vedado ao médico prometer resultados ou garantir o sucesso de suas intervenções.  

O exagero nunca é uma boa opção 

Como falamos anteriormente, é preciso ter muito cuidado na hora de planejar o marketing para clínica pois não é permitido prometer ou garantir resultados. Nessa mesma linha, é preciso dar atenção especial ao que é divulgado e tomar muito cuidado com a expectativa do cliente. As informações exageradas sobre os resultados dos procedimentos podem causar interpretações como promessas de resultados impossíveis ou garantidos.  

Atenção à linguagem da sua comunicação 

Essa é uma regrinha que vale para toda e qualquer comunicação, mas no marketing para clínica é ESSENCIAL: toda e qualquer publicidade deve ser clara, precisa, objetiva, concisa e sem ambiguidade – ou seja, sem margem para múltiplas interpretações. Para isso, evite termos exagerados, sensacionalistas ou técnicos que possam ser de difícil compreensão ou que possam ser interpretados erroneamente.  

Respeite a privacidade do paciente 

O manual de publicidade médica permite a utilização de imagens e dados dos pacientes no marketing médico, porém é preciso seguir algumas regras como obter sua autorização para uso das imagens e informações, proteger seu sigilo médico e, principalmente com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é preciso informar ao paciente sobre destino de uso de suas informações, a forma como você vai armazenar e utilizar esses dados e dar opção de acesso e revogação de direito de uso das informações para seu paciente. Sempre que houver dúvidas, consulte o código de ética do CFM e também a LGPD.  

Tenha cuidado com a divulgação de preços 

A divulgação de preços é permitida pelo manual de publicidade médica, desde que feita com cuidado e não gere concorrência de preços e/ou condições de pagamento que possam ser interpretados como vantagens diante de outros profissionais, garantia ou promessa de resultados.  

Como você pode ver, o marketing para clínica deve seguir uma série de regras, e o cumprimento dessas é fundamental para manter sua ética e reputação, além de evitar sanções e punições por infrações do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina. Contar com um sistema como o Portal do Cliente Medsystems para gerir as informações é uma grande vantagem, mas em casos de dúvidas, sempre consulte as entidades de classe, sociedades de dermatologia, consultores jurídicos ou de comunicação e marketing especializados.   

Compartilhe

Mulher atleta correndo ao ar livre, representando os efeitos da corrida na face e a busca por lifting não invasivo para atletas.
  • Corpo, Marketing, Médico, Tecnologias, Tratamentos

Runner’s Face: resolva uma das queixas mais comuns entre corredores.

Paciente em tratamento com laser para inflamação de pele utilizando o equipamento Chrome em clínica dermatológica moderna.
  • Corpo, Marketing, Médico, Tecnologias, Tratamentos

Muito além do rejuvenescimento: conheça a ação anti-inflamatória do Laser Chrome.

Mulher deitada sob equipamento de fototerapia SmartLux durante tratamento com luz LED premium.
  • Corpo, Marketing, Médico, Tecnologias, Tratamentos

SmartLux: o novo dispositivo premium em fototerapia LED

logo oficial positivo.png

UMA EMPRESA

Logo_GMS_Horizontal_White

Atendimento

Suporte ao Cliente

Assistência Técnica

Comprar consumíveis

+55 11 5180-5050

[email protected]

Plataformas e Sites

Portal do Cliente

MedSystems Loja

MedSystems Academy

Grupo MedSystems

Relação com Investidores

Links Úteis

  • Contato
  • Relação com Investidores
  • Política de qualidade
  • Política de privacidade
  • Termos e Condições de Uso
  • Política de Cookies
  • Contato
  • Relação com Investidores
  • Política de qualidade
  • Política de privacidade
  • Termos e Condições de Uso
  • Política de Cookies

Endereço

Rua James Joule, 65 – Salas 121 e 122 – Cidade Monções - CEP 04576-080 – Ed. Torre Sul

Redes Sociais

Instagram Facebook Linkedin

Certificados

A MEDSYSTEMS INFORMA

© Todos os direitos reservados – 2024

Não garantimos os mesmos resultados das imagens acima, pois o número de sessões necessárias e os resultados podem variar de paciente para paciente.